Statue of Saint Sharbel at the hermitage of Annaya-Lebanon
Os Milagres de São Charbel
Desde a época de Sua Encarnação, Nosso Senhor Jesus Cristo é a fonte de todos os milagres, como se pode constatar claramente no Novo Testamento. Além disso, os santos “que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus são filhos de Deus… e se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, se, de fato, sofrermos com Ele para sermos também glorificados com ele (Romanos, 8:14-18)." Durante sua vida, São Charbel afastou-se das coisas terrenas e ofereceu todo o seu ser a Deus. Desde a infância, dedicava seu tempo livre à oração e, devido ao exemplo de seus dois tios, sentia-se atraído pela vida monástica.
|
Durante 23 anos de sua vida ele foi leigo; durante 23 anos, monge, depois sacerdote; e, durante os últimos 23 anos de sua vida, foi eremita. Dormia algumas horas por dia, levava horas preparando-se para a Liturgia Divina, trabalhava nos campos em espírito de oração e imergia-se na adoração do Santíssimo Sacramento e na meditação da Palavra do Senhor. Vivia praticando a pobreza, o silêncio, a obediência, o jejum e a abstinência. Suportava insultos e humilhações com amor pelos outros.
Milagres durante sua vida: Deus concedeu diversas vezes a São Charbel o poder de influenciar os animais (gafanhotos, cobras…); o Santo também curava doentes, intercedeu por uma mulher estéril para que ela concebesse, exorcisava demônios e desempenhou um papel fundamental em conversões espirituais de outras pessoas. |
Milagres que levaram à beatificação e canonização do Padre Charbel. Favor consultar a Página da Biografia.
Mais Milagres
Mais de 33.000 milagres de cura já foram incluídos até hoje nos registros do Mosteiro de São Maron, em Annaya. Além disso, comunicaram-se incontáveis milagres aos milhares no Líbano e no exterior. Tais milagres não se encontram nos arquivos do Mosteiro.
Acima de tudo, a graça de um arrependimento sincero é a obra mais essencial e significativa do Espírito. O Santuário de São Charbel, no Líbano, é considerado um dos mais importantes entre os santuários internacionais. Neste lugar sagrado, santificado pela presença de São Charbel, testemunham-se frequentemente as graças da conversão e do arrependimento, bem como a reconciliação com Deus e o dom de uma consciência livre do fardo do pecado.
Jesus ainda está vivo, curando as feridas da humanidade sofredora, perdoando seus pecados que levam à sua inevitável morte e dando-lhe a vida eterna (“Saint Sharbel From his Contemporaries to our Era” [São Charbel, de seus Contemporâneos a Nossa Época], de autoría do Padre Hanna Skandar).
|
Notícias e informações sobre as graças e os milagres de São Charbel continuam chegando ao Mosteiro de São Maron, em Annaya, onde se encontra o túmulo de São Charbel. Cerca de 4,5 milhões de visitantes por ano vêm a Annaya, no Líbano, para rezar e pedir a intercessão do Santo.
São Charbel é um intercessor poderoso, que desenvolve uma relação genuína com aqueles que pedem sua intercessão com fé e oração. Muitas vezes, isso resulta em um milagre por meio da vontade de Deus.
Nohad El ShamyUm grande número de milagres têm sido atribuídos a São Charbel desde sua morte. O mais famoso é o de Nohad El Shami, de 55 anos de idade, mãe de 12 filhos, que foi curada de uma paralisia parcial [ela sofria de hemiplegia no lado esquerdo do corpo que lhe afetava o braço, a perna e a boca].
Ela narra que, em 9 de janeiro de 1993, teve um sonho no qual viu dois monges maronitas de pé ao lado de sua cama. Um deles pôs as mãos no pescoço dela e realizou uma cirurgia, aliviando-a de sua dor, enquanto o outro colocava uma almofada sob suas costas. Quando acordou, Nohad viu duas feridas em seu pescoço, uma de cada lado, e estava completamente curada. Na noite seguinte, São Charbel lhe disse num sonho: |
“…Eu a cortei pelo Poder de Deus para que elas (as pessoas) possam vê-la, porque algumas pessoas deixaram de rezar, de ir à igreja e de respeitar os santos, e não se pode fazer nada quanto a essas pessoas! Mas se alguém precisar de qualquer coisa de mim, eu, Padre Charbel, sempre estarei presente no mosteiro. Peço-lhe que visite o mosteiro no 22º. dia de cada mês e assista à Liturgia Divina pelo resto de sua vida.
Outras Graças e Curas
Desde 1950 até hoje os monges do Mosteiro de São Maron, em Annaya, não deixaram de registrar as graças atribuídas à intercessão de São Charbel. Os milagres que ele realizou são incontáveis e se encontram cadastrados nos arquivos do Mosteiro.
Vale mencionar que esses milagres, que aconteceram no mundo inteiro com pessoas de varias tradições (cristãs, muçulmanas…) só foram registrados depois de sua autenticidade ter sido cuidadosamente avaliada e depois de eles terem sido considerados dignos de crédito. A maioria das curas físicas se situa no âmbito das doenças malignas e incuráveis, e a maneira pela qual a cura aconteceu difere de um caso para outro. Há aqueles que foram curados por meio de oração, outros através de óleo ou incenso bentos, ou por usarem uma vestimenta ou cinto bentos, ou através da participação na Divina Liturgia no sepulcro do Santo ou no mosteiro, ou por rezarem a novena de São Charbel. Essas curas sempre vão além dos aspectos físicos e tocam as almas daqueles que são afetados, convertendo pecadores para Deus O denominador comum de todos esses milagres é uma crença no poder de Jesus Cristo operando através da intercessão de seu fiel servo, São Charbel. |
Centenas de milagres documentados (relatórios médicos completos) são registrados todos os anos (até hoje) no mosteiro de Annaya (onde se situa o túmulo de São Charbel). Em ocasiões específicas (como os dias de festa do Santo e outras) os monges do mosteiro relataram ter distribuído a sagrada comunhão a 300.000 fiéis. Durante os últimos 22 anos, o “fenômeno” de São Charbel recebeu a cobertura de vários tipos de mídia convencional e social. Existem relatos e livros sobre São Charbel em dezenas de línguas (árabe, russo, polonês, espanhol, alemão, italiano, português, francês...).